top of page

Porque fazer uma análise SWOT e 4P’s de seu negócio de forma periódica

  • Foto do escritor: Fink Gestão Estratégica Empresarial
    Fink Gestão Estratégica Empresarial
  • 18 de fev. de 2021
  • 4 min de leitura

Análise SWOT e Mix de Marketing (4P's) são duas ferramentas essenciais para o cotidiano de qualquer empresa. A aplicação esporádica dessas duas metodologias proporciona uma série de benefícios, entenda!



A análise SWOT e a análise dos 4 P’s são ferramentas que buscam tornar os negócios mais eficientes do ponto de vista estratégico. São extremamente relevantes a concepção do negócio, contudo podem auxiliar também quando conduzidas de forma esporádica, com intervalos definidos ou quando há alguma necessidade de mercado.


Em tese, todo negócio que procura crescer precisa desenvolver um planejamento consistente, capaz de sanar suas necessidades, gerar resultados e manter a saúde financeira do negócio. O que requer ações pontuais e de longo prazo, pautadas por metodologias alinhadas à realidade do empreendimento.


O que definir com a Análise SWOT

A análise SWOT visa entender os pontos fortes e fracos do negócio. Nela são avaliados quatro pontos: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, de modo a encontrar formas de aperfeiçoar os processos internos. Trata-se de um sistema simples de análise, que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma organização em seu campo de atuação.


Entre seus objetivos podemos destacar:


● efetuar a síntese das análises externas e internas;

● identificar fatores chave para a organização, bem como sua prioridades;

● planejar ações estratégicas que envolvam riscos ou problemas a resolver;

● reforçar pontos positivos, avaliar os pontos que precisam ser melhorados e identificar oportunidades mercadológicas;

● realizar a previsão de vendas de acordo com as condições do mercado e da concorrência;

● integrar processos internos, estreitando-os e reduzindo possíveis redundâncias.


O que definir com o Mix Marketing dos 4 P’s

Os 4 P’s do marketing referem-se aos quatro pilares que sustentam qualquer estratégia de marketing e como todos começam com a letra P, ficou conhecido como os 4 P’s: produto, preço, praça e promoção.


O intuito é estudar cada um desses quatro aspectos, a fim de planejar e executar as ações que considerem suas especificidades. Dessa forma, é possível definir objetivos de divulgação, vendas e reconhecimento da marca.


A análise dos 4 P’s deve funcionar como um norteador para as organizações, ajudando a definir estratégias que possam diferenciar seu produto/serviço e sua marca das demais. Nesse sentido, as empresas podem utilizar essa análise para ter um entendimento profundo de suas operações, a marca e seu papel frente ao mercado.


Dessa forma, é possível ter uma compreensão dos seus diferenciais, o que favorece o desenvolvimento de estratégias e a criação de campanhas de marketing capazes de gerar resultados positivos.


Empresas já estruturadas podem se valer da análise para criar estratégias de redução de custos, aumento das vendas, manutenção de recursos, otimização de processos, a fim de gerar maior rentabilidade. Como todos os quatro fatores estão ligados, a análise permite um entendimento de como funciona essa ligação, quais suas deficiências e oportunidades.


Porque fazer a análise SWOT e dos 4P’s esporadicamente

Ambas as ferramentas são importantes aliadas dos gestores que precisam aperfeiçoar suas estratégias constantemente, seja para entrar em novos mercados, seja para se consolidar em uma determinada praça. Entenda:


A análise SWOT

Basicamente, a ferramenta deve ser aplicada nos seguintes casos:


Lançamento de produtos ou serviços

Quando for lançar um novo produto ou serviço no mercado, os gestores têm a possibilidade de fazer a análise SWOT para entender melhor os fatores internos e externos que influenciam no lançamento. Dessa forma, é possível identificar oportunidades e desafios, direcionando seus esforços para atingir o público certo e no momento certo.


Tomada de decisão

Quando há dúvidas sobre o projeto é importante entender a situação atual do empreendimento antes de tomar decisões que possam influenciar toda a organização. Imagine a situação hipotética de troca de fornecedor de insumos. É uma decisão que envolve uma série de fatores, e portanto, é preciso fazer uma análise dos ambientes que podem impactar o negócio.


Dar prioridade a planos de ação

Para que os processos de uma empresa funcionem adequadamente é preciso conduzir as tarefas certas, na hora certa. Seja priorizando processos ou traçando planos de ação para um setor, a análise SWOT pode ser aplicada para o direcionamento de ações, destacando, por exemplo, a ordem do que deve ser feito e os responsáveis.


A análise dos 4 P’s

Já a análise dos 4 P’s é indicada principalmente na expansão do negócio, geralmente é feita uma atualização, inauguração de um novo Ponto de Venda, entrada em uma nova Praça, entre outras expansões.


Essa análise vai permitir conhecer quais regiões apresentam maior presença do público-alvo do negócio e quais podem trazer maior rentabilidade no curto espaço de tempo.

Também é importante para definir o mix de produtos/serviços e o preço correto para cada ponto, conforme o perfil daquele consumidor e suas principais características.


Ambas as ferramentas devem andar juntas. A partir delas, os gestores conseguem ter uma ampla visão do negócio, do mercado em que estão inseridos, conseguem se antecipar às demandas e principalmente aperfeiçoar os processos para obter resultados cada vez mais expressivos.

Conheça Fink Empresarial. Temos a solução necessária para o seu negócio alcançar resultados surpreendentes. Acesse o site www.finkgestaoempresarial.com.br e marque uma reunião.

 
 
 
whatsapp-logo-1.png

Fale Conosco

Aguardamos o seu contato!

11 99700-3970 | 11 98111-9590 

Travessa Dona Paula, 13 - Higienópolis SP CEP 01239-050

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

LOGO_FINK_vertical_transparente.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© site criado por cbmarketing boutique

bottom of page