Por que acompanhar sua estratégia de marketing no curto e longo prazo?
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 4 de fev. de 2021
- 4 min de leitura
Acompanhar as métricas no curto e longo prazo é fundamental para a saúde financeira do negócio. Leia o post, entenda os benefícios e como começar a aplicar no cotidiano da empresa.

Por mais que o negócio apresente um bom desempenho nas vendas, é essencial buscar formas de aperfeiçoar seus processos internos e externos. Isso quer dizer que a estratégia de marketing precisa de acompanhamento constante.
Dessa forma, é possível aperfeiçoar as ações de acordo com os objetivos estabelecidos, revisar metas, antecipar as sazonalidades, entre outras vantagens competitivas.
Isso porque as decisões passam a ser pautadas em números, indicativos que demonstram que caminho seguir de imediato e no futuro, quais metas estabelecer e qual o caminho para chegar até elas. O ponto-chave aqui é traduzir esses indicadores, transformá-los em ações.
A revisão de processos é o principal benefício, contudo, há outros que merecem ser citados:
Gera reconhecimento da marca
Uma das frentes do marketing é aproximar a marca do consumidor ideal, conquistando-o por suas afinidades, soluções ofertadas e seu valor agregado. Quando o cliente se identifica, começa aí uma conexão que vai se estabelecendo até se tornar um elo, que se fortalece à medida que ocorre o alinhamento de interesses.
O acompanhamento da estratégia permite estreitar essa relação, fazer com que o cliente mantenha-se próximo, defenda o seu negócio porque acredita nele, recomende a outras pessoas e esteja disposto a dar sugestões de como ele pode melhorar.
Gera mais leads
Quando os gestores acompanham os indicativos das estratégias de marketing conseguem definir quais ações podem ser mais eficientes para atrair o público e reduzir a distância entre eles. Mais do que isso, conseguem se antecipar ao comportamento desses leads, fazendo com que evoluam dentro do funil de vendas.
Possibilita de segmentar o consumo
Mais do que criar campanhas que geram resultados positivos, o acompanhamento no curto e longo prazo permite segmentar as campanhas de acordo com o nível de consumo. Assim é possível tornar a estratégia de marketing mais clara, segura e direcionada ao nicho certo e no momento em que estão mais propensos a comprar.
Permite antecipar a sazonalidades
O acompanhamento no curto e longo prazo das estratégias permite entender quais períodos apresentam maior e menor demanda. No caso da maior demanda, o negócio pode fazer pedidos ao fornecedor com antecedência, projetar vendas, gerar uma publicidade para enfatizar os itens mais procurados, entre outras ações.
Já o período de baixa demanda, exige outro tipo de planejamento, focado em promoções, descontos, entre outras estratégias capazes de contornar a baixa procura.
Facilita a entrada em novos mercados
Com a entrada em um novo nicho de atuação, bem como a conquista desse novo público, também passa pelo trabalho bem executado do marketing. O negócio já sabe onde acertou e essa experiência ajuda a desenvolver abordagens para novos públicos, mesmo com interesses diferentes.
Isso porque há o acompanhamento das métricas de curto prazo, capazes de resolver pendências de apresentação e despertar o interesse de forma educativa. O negócio tem a capacidade de identificar, por exemplo, quais mídias apresentam maior retorno, quais fizeram o novo consumidor chegar mais longe no funil de vendas e quais aspectos precisam ser melhorados.
Como acompanhar a estratégia no curto e longo prazo
O primeiro passo é definir quais indicadores estão mais alinhados com o negócio. Uma das principais formas de valorizarmos o marketing é conseguir demonstrar que seus esforços deram certo. Mesmo que existam fatores intangíveis como valorização e reconhecimento, é necessário basear a estratégia em métricas para analisar o retorno das ações.
A definição de quais métricas são mais importantes vai depender do negócio, seu campo de atuação, seu público-alvo e o momento em que estão. Os indicadores básicos são:
● leads e tráfego;
● volume de vendas;
● volume de clientes;
● números de leads obtidos com uma determinada ação;
● tíquete médio;
● participação de mercado;
● ponto de equilíbrio (valor ou quantidade mínima de itens vendidos para cobrir custos);
● retorno sobre as vendas;
● retorno obtido com os investimentos.
Identificar esses números não é algo tão complicado. Eles geralmente estão disponíveis em balanços, sistemas de gestão, planilhas, entre outras ferramentas utilizadas para o controle. Caso o negócio não tenha nenhuma delas, terá que pensar na possibilidade de utilizar uma delas para ter uma base de dados que dê suporte ao planejamento.
Esses números não são importantes apenas para o marketing, como também para outros setores da empresa. A diferença é que o marketing pode usá-los para demonstrar o resultado dos seus esforços.
Vale ressaltar também a importância das métricas qualitativas, relacionadas à percepção que o consumidor tem da marca. Para isso é necessário recorrer a pesquisas de mercado e feedback dos consumidores. Dessa forma, é possível ter um entendimento de como eles veem a marca, seu nível de satisfação e a intenção de recomendar a marca.
Tudo precisa estar alinhado, daí a necessidade do acompanhamento constante, assim é possível analisar tendências, conquistar clientes de diferentes formas e melhorar os resultados cada vez mais.
Gostou do que leu? Aproveite e conheça um pouco mais da Fink Empresarial. Temos a solução necessária para o seu negócio alcançar resultados surpreendentes. Acesse o site www.finkgestaoempresarial.com.br e marque uma reunião.


Comentários