top of page

Marketing de entretenimento e a concorrência por atenção de seu consumidor

  • Foto do escritor: Fink Gestão Estratégica Empresarial
    Fink Gestão Estratégica Empresarial
  • 15 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

O marketing de entretenimento é uma forma de encantar o público, torná-lo mais próximo e gerar engajamento. Leia o post e entenda mais.



Atualmente as marcas não devem se preocupar apenas com sua publicidade ou em oferecer bons serviços ou suprir as necessidades de consumo. Em um cenário globalizado, quanto mais presente ela estiver no universo cognitivo do consumidor, maiores as chances de se antecipar às tendências de mercado, se aproximar do público, entender o que ele precisa e quando precisa.


Nesse sentido, o marketing de entretenimento se mostrou uma ferramenta capaz de prender a atenção do consumidor para, dessa forma, passar uma mensagem relevante para ele (mesmo que indireta).


Trata-se de uma forma de se posicionar frente ao mercado, a partir do desenvolvimento de uma comunicação versátil que motiva o consumidor a estar próximo da marca e adquirir seus produtos ou serviços.


O que é marketing de entretenimento?

É o conjunto de estratégias para a criação de conteúdos com um viés menos comercial e com intuito de entreter o público-alvo. São diferentes formatos, tais como podcasts, lives, webséries, histórias em quadrinhos, curtas-metragens, entre outros. O intuito aqui é produzir um conteúdo interessante, mas que ainda assim carregue a marca da empresa e gere conversões.


Esse tipo de conteúdo tem uma probabilidade maior de gerar engajamento do que apenas anúncios mais tradicionais. Em geral, é um tipo de marketing de conteúdo, mas que ao invés de educar tem o objetivo de divertir o público.


A estratégia visa impactar o consumidor de uma forma diferente da qual ele está acostumado. Isso porque ele está exposto a tanta informação diariamente que fica difícil atrair sua atenção.

Como aplicar a estratégia?

Criar conteúdo relevante envolve planejamento e principalmente direcionamento. Para isso, é necessário seguir as seguintes sugestões:


Alinhe a estratégia aos objetivos

Alinhar a estratégia de marketing de entretenimento com os objetivos do negócio é o ponto inicial para desenvolver o planejamento. Nesta fase, os gestores, colaboradores, agência prestadora de serviços e demais envolvidos precisam direcionar a estratégia de modo que possa ser pertinente para as metas do marketing da empresa.


Além disso, é importante definir o que se espera com as ações de marketing de entretenimento. Estamos falando de objetivos como:


  • Aumentar o número de conversões.

  • Inserir a marca em um novo mercado-alvo.

  • Aumentar as vendas.

  • Aumentar a participação nas redes sociais (chegar a um determinado número de seguidores, gerar x compartilhamentos, entre outras métricas de vaidade).

  • Aumentar o ticket médio em um determinado canal de vendas, entre outros.

Entenda o público que quer impactar

O passo seguinte é definir qual será o público-alvo das ações de marketing. Quais as características desse público? Seus medos, anseios, necessidades e o que gostam? Ao responder essas e outras questões sobre o nicho, é possível desenvolver abordagens impactantes.


O segredo para obter bons resultados na estratégia de marketing de entretenimento é entender e dar ao público aquilo que ele deseja e que muitas vezes não sabe. Portanto, estude os hábitos, interesses e expectativas da sua audiência para desenvolver abordagens assertivas.


Defina a mensagem e o posicionamento

Após definir os objetivos e a audiência, o passo seguinte é definir uma mensagem e como ela será transmitida sem incomodar o público durante seu momento de diversão. Ademais, o conteúdo também precisa estar alinhado com o posicionamento da marca.


Vale ressaltar que as estratégias de marketing de entretenimento são desenvolvidas para que as marcas participem de experiências interessantes na vida de seus clientes, de forma agradável e não invasiva.


Busque encantar os consumidores

Não adianta criar conteúdo se ele não vai impactar seu público-alvo. É importante que ele seja capaz de encantar as pessoas e fazer com que elas se aproximem da empresa e queiram consumir o que ela tem a oferecer. Uma das formas de se obter isso é por meio da inovação, fazendo algo novo ou proporcionando uma experiência única para o consumidor.


Vamos ao exemplo da Coca-Cola, que produziu durante a campanha de natal de 2018 um aplicativo de realidade aumentada. Quando o cliente apontava a câmera do celular para as embalagens dos produtos da marca, era possível assistir a um vídeo em realidade aumentada.


Facilite interações

O vídeo da campanha da Coca-Cola conseguiu entreter o público, encantá-lo e acima de tudo gerar comentários e engajamento para a marca. Independente do tamanho da empresa e sua área de atuação, é possível estimular a interação do público com o conteúdo.


Existem diferentes formas de estimular essa interação, a exemplo de comentários, enquetes e sugestões. O ponto-chave aqui é sempre responder a alguém que tenha interagido com seu conteúdo e colocar em prática alguma coisa que foi sugerida por um expectador, não deixe de mencionar sua contribuição.


Em geral, o marketing de entretenimento pode gerar resultados expressivos, visto que impacta a audiência num momento em que ela está mais relaxada, e isso é fundamental para associar a marca a uma experiência agradável.


Quer entender mais sobre esta e outras abordagens do marketing, implementar em sua empresa e mensurar resultados? Entre em contato com a Fink Consultorita Empresarial no site www.finkempresarial.com.br para saber mais.

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-1.png

Fale Conosco

Aguardamos o seu contato!

11 99700-3970 | 11 98111-9590 

Travessa Dona Paula, 13 - Higienópolis SP CEP 01239-050

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

LOGO_FINK_vertical_transparente.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© site criado por cbmarketing boutique

bottom of page