Integração de marketing e vendas com um CRM
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 13 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Integrar as equipes de marketing e vendas se torna mais simples e eficaz com um CRM. Leia o post, entenda mais sobre o tema e faça seu negócio crescer.

Nem sempre os setores de marketing e vendas estão alinhados e, mesmo que haja uma colaboração, eles podem enfrentar dificuldades em compartilhar informações certas e no momento certo. Ou, ainda, as ferramentas de marketing, além do CRM, não são capazes de nutrir e qualificar os leads conforme as expectativas de vendas, entregando leads que não estão preparados para as conversões.
Em um cenário ideal, marketing e vendas trabalham juntos: a equipe de marketing gera informações preciosas, nutre leads e a equipe de vendas, por sua vez, notifica a primeira equipe sobre conversões. Quando isso não acontece da melhor forma, o relacionamento entre as áreas pode gerar grande rivalidade.
É aí que entra o CRM - Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), uma ferramenta capaz de gerar insights poderosos para a equipe de marketing e vendas. É o catalisador, capaz de unir as duas áreas, de modo que atuem em conjunto, com informações capazes de tornar os processos mais assertivos.
O que faz um CRM?
Basicamente, o CRM é um sistema que permite ter uma visão ampla do marketing, vendas, atendimento e todos os pontos de contato da marca com o cliente em potencial. Ele existe para registrar de forma automática as interações e centralizar tudo em um só lugar, oferecendo um painel para acompanhamento.
As suas aplicações principais são:
Cadastro de clientes de forma manual (um por um) ou por importação de listas a partir de um arquivo que já tenha esses dados ou integrações com demais sistemas,
Registro de informações sobre um cliente,
Acompanhamento do histórico de compras, canais preferidos de atendimento, que produtos adquiriu, entre outros dados.
Quais os benefícios da integração dos setores com o CRM?
Além da visão ampla do negócio, podemos destacar os seguintes benefícios:
Aumenta a produtividade sustentável
Aumentar a produtividade é uma das metas mais comuns das organizações, melhor quando esse cenário se mantém recorrente. A produtividade sustentável ocorre quando a equipe não precisa se esforçar muito (a ponto de se esgotar) para manter a produtividade.
Nesse sentido, o CRM promove ganho de produtividade que se sustenta, uma vez que melhora a comunicação, o desenvolvimento de processos e, ainda, realiza o estreitamento de suas etapas.
Reduz erros
Os dados centralizados permitem que tanto o setor de marketing quanto o de vendas possam acompanhar os processos. Essa característica, por si só, evita erros durante a cadeia de produção ou atendimento.
Além disso, as tarefas automatizadas dificilmente serão realizadas de forma diferente daquilo que foram programadas, evitando erros humanos durante o processo.
Aumenta as chances de follow up de leads
Basicamente, follow up é um resgate daqueles leads que porventura se desviaram do funil de vendas - uma necessidade que é mais recorrente do que se imagina e cuja solução pode exigir diferentes abordagens.
O CRM permite identificar os pontos de distanciamento e, a partir daí, os envolvidos podem elaborar estratégias para o resgate dos leads. Isso é realmente necessário, principalmente se a empresa atua em um mercado em que é preciso ter o contato recorrente com os leads para fechar vendas.
Como integrar os setores de Marketing e Vendas?
O primeiro passo é integrar o CRM às ferramentas de automação de marketing para ter um fluxo de informação bidirecional entre os sistemas. O CRM vai carregar dados sobre o perfil e engajamento dos leads, enquanto a automação dos processos de marketing permite visualizar feedbacks e informações de vendas para planejar, executar e mensurar novas campanhas.
O passo seguinte é avaliar todos os processos que envolvam os dois setores, buscando formas de convergência. O ponto-chave aqui é alinhar os objetivos da empresa com suas atividades, a fim de definir um planejamento estratégico amplo, que abranja todas as ações. Para isso é necessário o uso de informações atuais e relevantes que ajudarão a guiar a tomada de decisões e servir como base para possíveis alterações.
As duas equipes precisam ter a mesma base de informações, pois assim como dito no início do texto, ambas podem gerar insights para aperfeiçoar a estratégia como um todo. Um dado coletado durante o atendimento de um vendedor, por exemplo, pode ser relevante para uma abordagem futura em uma campanha de e-mail marketing.
O CRM, alinhado ao marketing e vendas, permite o registro das informações que realmente importam e torna possível o entendimento das reais necessidades dos clientes, de forma objetiva. Há uma maior facilidade de qualificar leads, uma vez que a análise do perfil destes é mais assertiva e as equipes conseguem identificar aqueles que estão mais propensos a se tornar clientes.
No final, a integração entre as equipes se consolida e permite a definição de processos que geram vendas mais eficientes e aproximam a marca de seu público, de modo a atender suas necessidades com maior precisão e estreitar a relação entre os dois.
Quer saber como implementar um CRM e melhorar a gestão de todos os setores da sua empresa? Entre em contato com a Fink Gestão Empresarial, agende uma entrevista e comece a crescer.


Comentários