Importância do desenvolvimento de colaboradores: Plano de carreira em pequenas empresas
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 28 de jan. de 2021
- 4 min de leitura
Entenda a importância construção de um plano de carreira e do desenvolvimento de colaboradores para todo e qualquer tipo de empresa.

A construção de um patrimônio humano sólido requer da empresa a valorização das pessoas que contribuem para o seu sucesso, independente do tamanho e área de atuação. É importante que os gestores, mesmo que de pequenos negócios, consigam enxergar que os funcionários são seu maior ativo. Daí a necessidade de investir no desenvolvimento de colaboradores, criando um plano de carreira claro e igualitário.
Em geral, uma coisa leva a outra, tendo em vista que o colaborador mais capacitado vai entregar mais e consequentemente vai ser um ativo com maior valor para o empreendimento. Trata-se de alguém que se dispôs a aprender algo para desempenhar sua função da melhor forma possível e por isso seus esforços devem ser reconhecidos.
Porque investir no desenvolvimento de colaboradores?
Basicamente, funcionários capacitados podem gerar resultados mais expressivos. Os processos nem sempre são os mesmos, as ferramentas evoluem, o que requer mão-de-obra que consiga acompanhar as novidades para que isso se traduza em produtividade.
Entre os benefícios podemos destacar:
Maior confiança
Trabalhador bem treinado, que sabe o que fazer e quando fazer, é mais proativo, sabe lidar mais facilmente com desafios e consegue analisar processos mais complexos. Essa confiança pode levá-lo a dar sugestões, participar ativamente dos projetos e inovar.
Clima organizacional positivo
Pessoas confiantes de suas competências tendem a construir um ambiente organizacional positivo. Os funcionários passam a ajudar uns aos outros, procuram chegar aos objetivos, não só individualmente, mas como equipe. Esse ambiente positivo influencia também na redução de stress, problemas de saúde, atrasos e faltas.
Melhores resultados
Com profissionais melhor preparados e engajados, a produção tende a aumentar e isso se traduz em números. A empresa cria um ambiente em que é possível traçar metas mais ousadas e chegar até elas. Como consequência, há um ganho na qualidade do atendimento, estreitamento de processos e maiores chances de fidelizar os clientes.
Vale ressaltar que treinamentos, cursos, simpósios, palestras, entre outras capacitações devem focar não só nas funções desempenhadas, mas também nas questões comportamentais e de auto-conhecimento. Dessa forma, os profissionais conseguem crescer também como pessoas, entender seu papel na organização e levar isso para sua vida.
Porque criar um plano de carreira?
O plano de carreira reúne metas e etapas para que o colaborador possa chegar a um objetivo específico. Esse direcionamento permite o crescimento na profissão, possibilitando que ele chegue a cargos mais elevados e estáveis.
A criação do plano de carreira pode ser feita de forma geral ou individual, levando em consideração os aspectos do cargo. Vamos aos benefícios da estratégia:
Retenção de talentos
Uma empresa que investe em plano de carreira de seus contratados ganha um diferencial frente a concorrência no momento de atrair os melhores talentos. Bons profissionais não querem apenas seu salário, eles querem ter a oportunidade de crescer e por isso dão prioridade às organizações que proporcionam esse desenvolvimento.
Direciona os colaboradores
Funcionários precisam de um foco. Com o plano de carreira, eles têm a capacidade de estabelecer objetivos pessoais e entendem o que é preciso para chegar até lá. Além de se mostrarem mais esforçados, não se preocupam em buscar novas oportunidades em outros lugares, uma vez que enxergam a empresa que estão como um porto seguro.
Motiva os colaboradores
A oportunidade de progredir, ter uma melhor colocação no mercado de trabalho, gera uma maior motivação para continuar a atingir seus objetivos e evoluir na carreira. Gestores precisam entender a importância de motivar seus funcionários, que passam a se sentir mais seguros por conta do plano de carreira.
Colaboradores mais motivados são mais comprometidos, tendem a valorizar suas posições e querer o melhor para si mesmos e para a organização que trabalham.
Cria novos desafios profissionais
Quando um profissional se sente estagnado e desmotivado a qualidade do serviço cai. Com um plano de carreira estruturado, focado no crescimento individual e coletivo, é mais fácil motivar o funcionário a querer algo mais, a vencer desafios e não apenas ter o salário no fim do mês.
Ele passa a sentir que sua atividade faz a diferença dentro da organização, o que o motiva a fazer sempre algo mais e a elevar seu nível profissional.
Ajuda a alcançar sonhos pessoais
Muitos dos objetivos e sonhos estão associados ao emprego e nesses casos o sucesso profissional pode contribuir para que eles sejam alcançados. Confiando no plano de carreira, o colaborador se esforça em seus treinamentos, melhora sua produtividade e formação. Tudo isso pensando em ter um cargo melhor, melhores salários e assim chegar até seus sonhos.
Uma viagem para fora do país, um carro ou moradia são alguns dos objetivos (ou sonhos) que podem ser conquistados com planejamento e o alcance de metas.
Como visto, colaboradores e empresa precisam caminhar juntos. Portanto, há uma necessidade de alinhamento das necessidades de ambos. Cabe ao colaborador ter a compreensão do que é necessário para sua evolução dentro da organização, e aos gestores, desenvolver treinamentos eficientes e planos de carreira palpáveis. Dessa forma, ambos se beneficiam.
Quer saber como desenvolver treinamentos eficientes ou plano de carreiras consistentes, capazes de engajar seus funcionários? Entre em contato com a Fink Empresarial e conheça nossas soluções.


Comentários