Importância de ter uma assessoria jurídica
- Fink Gestão Estratégica Empresarial
- 11 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Gestores possuem uma série de tarefas e preocupações, dessa forma, precisam de segurança para tomar suas decisões. A assessoria jurídica vem para dar mais tranquilidade ao negócio, criando oportunidades e resguardando suas atividades.

Apesar das ferramentas digitais de automação, nem todas as funções podem ser centralizadas em uma só pessoa. Isso quer dizer que os gestores precisam estar bem assessorados, tanto nas questões que envolvem o mercado de atuação, quanto nas questões que viabilizam o crescimento do negócio.
Nesse sentido, a assessoria jurídica se torna uma poderosa parceira, capaz de auxiliar na tomada de decisões. Quando uma empresa atua em conjunto com um escritório de advocacia, possui um porto seguro, alguém para consultar em caso de emergências, orientar quanto às melhores práticas e na prevenção de problemas legais.
O que é assessoria jurídica?
É a modalidade de atividade jurídica destinada às empresas com foco na prevenção dos riscos e obtenção de benefícios legais. Em geral, previne problemas legais no curto e longo prazo, o que envolve uma atuação ampla.
O intuito da assessoria jurídica é criar mecanismos para a empresa executar suas tarefas do cotidiano, assumindo a responsabilidade pelos procedimentos legais da mesma. Dessa forma, gestores e colaboradores podem se concentrar nas atividades e processos internos, mantendo sua competitividade.
Este profissional, ou equipe de profissionais, presta serviços em diferentes áreas de atuação e campos do direito, como o Direito Empresarial, Civil, Contratual, do Trabalho, Sucessório, de Família, Ambiental, Responsabilidade Civil, Direito Ambiental, etc.
Quais as vantagens de ter uma assessoria jurídica?
Entre os serviços prestados podemos destacar:
● Assessoria para abertura de empresas e divisão societária;
● Redação de contratos sociais;
● Assessoria para enquadramento de regime tributário;
● Adequação às normas trabalhistas em relação a saúde e segurança dos funcionários;
● Assessoria sobre os direitos da categoria;
● Auxílio nos processos legais para admissão e demissão de funcionários; Assessoria para elaboração de contratos com prestadores de serviço e fornecedores;
● Advocacia preventiva e consultiva para processos em situações críticas;
● Assessoria e consultas para definir ações de contenção a fim de reduzir danos;
● Adequação às atividades e processos à legislação trabalhista.
Todos esses fatores proporcionam uma série de benefícios ao negócio, dos quais podemos listar:
Previne surpresas indesejadas
Prevenir é melhor do que remediar. O ditado ajuda a entender o que uma assessoria jurídica pode fazer pelo negócio. Quando uma empresa está bem assessorada evita que problemas maiores sejam instalados, o que pode gerar custos que poderiam ter sido evitados.
Em todos os setores, tratar um problema é mais caro do que preveni-lo. Isso não é diferente com as questões legais, contudo os custos relacionados a uma consultoria preventiva são menores e menos impactantes do que os gastos no processo.
Aumento da lucratividade
A assessoria também é capaz de orientar quanto a oportunidades de negócio, adequação ao regime fiscal que impactam positivamente nos processos e na lucratividade. Além disso, a orientação adequada evita que decisões ruins gerem prejuízos, como por exemplo, um contrato mal redigido que possa causar perdas de receitas.
E mesmo assim, se acontecer algo que necessite de uma atuação de um advogado, a empresa não terá que custear altos honorários para um profissional que não está familiarizado com o caso, pois já conta com assessoria para apoiá-la.
Maior segurança
A empresa que contrata uma assessoria jurídica está “comprando segurança”. Isso porque o negócio está resguardado quanto a uma série de intempéries que podem comprometer sua saúde.
As decisões passam a ter respaldo jurídico. E em um cenário em que há mudanças significativas, o empresário precisa de cautela, além de alguém que lhe dê suporte quando necessário. São muitas incertezas, e elas exigem cada vez mais a consulta de experts para a condução adequada dos processos do negócio.
Reconhecimento do mercado
Em geral, uma empresa que possui um departamento jurídico, ainda que seja externo, também demonstra força e uma boa administração. O mercado como um todo (concorrência, consumidores e fornecedores) passa a respeitar e conceituar a marca.
Por exemplo, o peso do contato de um advogado alertando aos fornecedores sobre algum problema é maior do que o mesmo contato feito por uma secretária. São pequenas situações que demonstram a força da empresa, o que gera maior credibilidade e passa uma boa impressão ao mercado. Além disso, as demais entidades que se relacionam com o negócio apresentam maior cuidado, uma vez que sabem do amparo.
Ademais, em um momento em que as empresas querem se mostrar profissionais, espera-se que elas tenham alguém capaz de representá-las e defendê-las caso ocorra algo inesperado. Ela constrói uma atmosfera em que é respeitada e bem conceituada, e a assessoria jurídica é um dos pontos-chaves que contribuem para isso.
Independente do segmento da empresa, porte ou quantidade de funcionários, ela precisa de assessoria jurídica capaz de atender suas demandas. Não é um custo, mas sim um investimento e uma ferramenta que vai blindar o patrimônio.
A Fink atua em diferentes frentes para que seu negócio possa crescer. Oferecemos tanto consultorias, quanto ferramentas capazes de aumentar a produtividade e como consequência a lucratividade da sua empresa. Conheça mais em https://www.finkgestaoempresarial.com.br.
Comments