top of page

Como motivar o intraempreendedorismo em seus colaboradores nas pequenas e médias empresas

  • Foto do escritor: Fink Gestão Estratégica Empresarial
    Fink Gestão Estratégica Empresarial
  • 1 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Empresas que incentivam o intraempreendedorismo têm maiores chances de crescer no curto e médio prazo. Saiba o que é e como incentivar a prática.

A necessidade de aperfeiçoamento fez com que as empresas criassem alternativas para fomentar a cultura de inovação. Uma dessas alternativas é o intraempreendedorismo, uma forma de empreendedorismo dentro das organizações que tem sido cada vez mais incentivada atualmente. Basicamente, o intraempreendedorismo é um conceito designado para a prática do empreendedorismo interno nas companhias, independente do seu ramo de atuação ou tamanho. O intuito é aumentar a produtividade, a partir do foco nos recursos humanos, bem como na capacidade dos colaboradores de agir por conta própria e gerar resultados positivos com isso. Além de expandir os conhecimentos de cada colaborador, a ferramenta é capaz de aumentar o nível de inovação dentro das empresas e, como consequência, a produtividade como um todo. Apesar de já existir há algum tempo, o conceito está em maior evidência atualmente, trazendo mais benefícios para organização e, também, para o colaborador.


Quais as características de um intraempreendedor?

O intraempreendedor nem sempre é um profissional comum. Ele demonstra ter mais interesse que os demais, ou seja, vontade de crescer. Conheça suas principais características:

Proatividade O empreendimento não deve (jamais) esperar que os problemas surjam para realizar as mudanças. É mais importante dar aos colaboradores autonomia para se antecipar aos problemas, de forma que eles possam solucioná-los a partir de suas experiências. Isso é proatividade e não apenas “vontade” de desempenhar suas funções.

Motivação É agora que entra a “vontade” de empreender. Quais os incentivos que a empresa oferece para que o colaborador possa dar seus 110%? Colaboradores mais motivados são mais capacitados, têm maior desenvoltura para suportar responsabilidades e a pressão do cotidiano.

Interdisciplinaridade A empresa deve ser vista como um corpo, com cabeça, tronco e membros que atuam juntos para o bem comum. Trata-se de um sistema formado por partes inter-relacionadas, assim os colaboradores precisam de incentivo para dialogar entre as áreas, de modo que tenham condições de propor melhorias para o negócio.

Como incentivar o intraempreendedorismo nas pequenas e médias empresas?

Estimular o intraempreendedorismo exige práticas que despertem o sentimento de valorização dos colaboradores, de modo que eles se sintam responsáveis pelo sucesso do empreendimento. O primeiro passo é identificar quem tem as características acima mencionadas ou as formas de despertá-las nos colaboradores. São elas:

Crie uma cultura de inovação O pensamento coletivo precisa ser desenvolvido dentro da rede. Isso quer dizer que os gestores precisam criar mecanismos para que os colaboradores possam se atualizar, conhecer o que há de mais novo no mercado e serem incentivados a propor melhorias onde atuam. Esse pensamento é incentivado a partir de palestras, conferências, treinamentos, adoção de práticas inovadoras, entre outros estímulos.

Oriente a equipe

O passo seguinte é orientar a equipe para assegurar um ambiente democrático. O ponto-chave aqui é ter equilíbrio, uma vez que liberdade demais pode ser prejudicial ao projeto.

Defina objetivos Tudo precisa de um norte, um caminho a seguir e não seria diferente ao implantar uma cultura de intraempreendedorismo. Para dar um ponto de partida para os colaboradores é importante definir o que a empresa almeja alcançar com o projeto. Por exemplo, renovar as unidades de negócio, desenvolver um serviço novo etc. O segredo está em definir objetivos claros, palpáveis e alcançáveis. Também é importante definir metas de desempenho que possam ser atingidas com rapidez, mas que sejam relevantes para um determinado processo.

Delegue tarefas Trabalhar com um gestor centralizador não é bom para o espírito empreendedor dos colaboradores, portanto, crie o hábito de delegar as tarefas. Os gestores devem se manter responsáveis e mentores da equipe, contudo, dar espaço para que eles possam gerar ideias e assumirem papéis de responsabilidade é fundamental para o crescimento pessoal de cada um e, como consequência, da empresa. Com esse processo, a equipe se torna mais confiante, capaz de tomar suas próprias decisões e assim se sente à vontade para inovar.


Promova a geração de ideias Muitas empresas, principalmente as menores, ainda apresentam uma cultura em que somente os superiores podem propor ideias. Se a sua busca inovar em sua rede por meio do intraempreendedorismo, deve deixar de lado essas práticas. Busque incentivar que os colaboradores proponham ideias por meio de reuniões, programas de incentivo, entre outras práticas. O intuito aqui é desenvolver projetos sólidos, com base na experiência de cada um, bem como sua capacidade de se antecipar e solucionar problemas.

Crie métodos ou programas de recompensas O reconhecimento é um fator muito importante para que os funcionários abracem suas propostas. Muitas vezes, os colaboradores não fazem nada além do delegado por falta de incentivos e reconhecimento. Portanto, dê destaque às ideias que foram apresentadas, reconheça sua importância. Evidencie que eles não estão trabalhando em vão e, se possível, recompense-os com prêmios, a fim de incentivar o intraempreendedorismo. Quer criar uma cultura de inovação e fomentar o intraempreendedorismo na sua empresa? Entre em contato com a Fink Gestão Empresarial, marque uma reunião e veja como podemos fazer seu negócio crescer.

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-1.png

Fale Conosco

Aguardamos o seu contato!

11 99700-3970 | 11 98111-9590 

Travessa Dona Paula, 13 - Higienópolis SP CEP 01239-050

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

LOGO_FINK_vertical_transparente.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© site criado por cbmarketing boutique

bottom of page