Como desenvolver soft skills e motivar seus colaboradores a investirem em hard skills
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 6 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
De uma só vez, é possível desenvolver as soft skills do gestor e estimular que os colaboradores invistam em suas hard skills. Como? Entenda no post.

Os gestores precisam lidar com dois desafios ao mesmo tempo: desenvolver soft skills (habilidades comportamentais) e motivar seus colaboradores a investirem em hard skills (habilidades técnicas). É um cenário que exige desenvoltura, planejamento e principalmente conhecimento do negócio e do mercado no qual está inserido.
Continue lendo o post, e entenda mais sobre o tema e os benefícios que o empreendimento pode obter ao estimular o desenvolvimento das habilidades de gestores e colaboradores.
Como os gestores podem desenvolver soft skills?
As soft skills são habilidades ligadas a inteligência emocional, são mais subjetivas, como persuasão ou empatia. Veja como desenvolvê-las:
Faça uma autoavaliação de perfil
Muitas vezes quem está à frente de um negócio ou equipe está acostumado a avaliar outros profissionais, fornecer feedback, entrevistar candidatos a vagas, avaliar o relacionamento com clientes e fornecedores, mas nem sempre avalia a si próprio.
Este é o momento de olhar para si como se estivesse avaliando um candidato à sua vaga. Utilize os mesmos critérios que usaria, avalie seus pontos positivos e negativos, suas preferências, pessoas que te inspiram e por quê. A partir daí você vai avaliar quais soft skills gostaria de desenvolver, os motivos que o levaram a escolhê-las e assim já pode começar a traçar um caminho para chegar até elas.
Faça uma avaliação da cultura da empresa
Não se pode desenvolver soft skills ou permitir que seus colaboradores também desenvolvam sem uma cultura que permita colocá-las em prática. A cultura no ambiente corporativo vai muito além de estabelecer os valores esperados das pessoas que fazem parte da empresa.
Nesta avaliação, os gestores precisam entender os valores, crenças e desejos que movem o cotidiano do empreendimento, bem como o seu papel, para que consiga refleti-los aos seus colaboradores. É algo que reúne desde as características do ambiente organizacional até o relacionamento com o cliente, que mostra os fundamentos do negócio, o que ele quer passar ao público e à sociedade como um todo.
Coloque a mão na massa
Parece uma expressão boba, afinal, qual gestor não está presente em sua empresa? Mais do que estar presente, cobrar e dar feedbacks, é preciso entender como tudo funciona mesmo que não tenha as hard skills necessárias.
Por exemplo, nem sempre o gestor de uma empresa de TI sabe programar, mas consegue orientar seus colaboradores (profissionais da área), porque ele tem o entendimento dos processos e do que precisa ser feito. Nesse caso, a orientação pode não ser técnica, mas estar relacionada ao bom andamento do projeto.
É aí que entram as soft skills, pois embora o gestor não consiga trabalhar com a ferramenta, ele pode ter habilidades como organização, capacidade de reunir equipes multidisciplinares, entre outras que ajudarão na construção do projeto.
Como motivar seus colaboradores a investirem em hard skills?
Agora chegou a vez dos colaboradores desenvolverem suas hard skills, habilidades técnicas obtidas por capacitações ou vivências. Vamos aos pontos-chave:
Entenda o perfil e preferência da equipe
O primeiro passo é entender o perfil dos colaboradores e o papel de cada um na “engrenagem” que move o empreendimento. Comece respondendo as seguintes questões:
Quais funções desempenham?
Quais poderiam desempenhar com a capacitação certa?
Como podem crescer profissionalmente?
Qual o estágio seguinte ao cargo que ele ocupa?
Quais suas preferências quanto à formação?
Esse entendimento se dará no cotidiano, com conversas, entrevistas, pesquisas de opinião, entre outros recursos que permitam traçar um perfil das competências técnicas necessárias para aumentar a produtividade do negócio e fazê-lo crescer. Essas informações são primordiais para traçar também um plano com treinamentos, cursos e demais capacitações que os funcionários precisam concluir.
Desenvolva um plano de carreira
Esse é um dos principais estímulos para a busca de hard skills por parte dos funcionários. Muitas vezes, uma nova capacitação em uma ferramenta pode vir junto com mais trabalho ou adequação a uma nova função. Se isso ocorrer, o colaborador precisa ser recompensado, principalmente se a nova habilidade estiver escassa no mercado, pois ele pode procurar outra empresa.
Já pensou: investir em um funcionário e ele ir trabalhar na concorrência? É algo que ninguém quer, por isso é necessário conceder mais do que bonificações, promoções, entre outras gratificações, mas o ambiente propício para que ele possa continuar crescendo e buscando novas atribuições.
Permita que a equipe seja mais independente
Vão existir situações e projetos nos quais a equipe se mostra mais comprometida. Esse é o momento de identificar os colaboradores mais propensos a assumir novas responsabilidades, os mais engajados, que propõem novas ideias ou que tenham mais interesse em participar dos projetos na empresa.
Se isso ocorrer, deixe que eles sigam esse fluxo, mostre que há uma relação de confiança entre a liderança e seus funcionários. Essa também é uma forma de desenvolver as soft skills de ambos, colaboradores e gestores, que passam a dar maior atenção e reconhecimento ao esforço de quem se compromete com a empresa.
Quer criar o ambiente adequado para o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores? Entre em contato com a Fink Gestão Empresarial, marque uma reunião e veja como podemos ajudá-lo.


Comentários