Como desenvolver líderes em sua equipe
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 20 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Desenvolver bons líderes requer planejamento, preparo e feedback. Leia o post, entenda mais sobre o tema e veja como é possível identificar e direcionar os colaboradores para que se tornem gestores eficientes.

Desenvolver líderes em sua equipe nem sempre é uma tarefa fácil. Em alguns casos, os gestores conseguem até identificar um ou outro colaborador com o perfil de liderança, contudo, prepará-lo para desempenhar esta função exige trabalho, atenção e um voto de confiança.
O líder é uma figura que precisa ser atuante, inspirar os demais, promover a integração e coesão em conjunto, além de ser capaz de oferecer suporte para que todos os envolvidos possam desempenhar suas funções da melhor forma possível.
Continue lendo e veja sugestões de como identificar e desenvolver líderes em sua equipe. Acompanhe!
Identifique as competências que deseja para o líder
O primeiro passo é definir quais as características que busca no profissional que vai liderar a equipe, bem como as atribuições do cargo. A partir daí, é possível avaliar quais colaboradores conseguem preencher esses requisitos.
Preste atenção em todos da sua equipe, em especial durante o desenvolvimento das tarefas, a fim de identificar quem possui as competências necessárias ou, se não possui, está propenso a desenvolvê-las.
Um líder não precisa ser alguém que tome a frente de projetos, mas sim aquele que possui as referências técnicas, pessoais e de relacionamento que contribuem com o cotidiano da empresa.
Estimule a empatia no ambiente corporativo
Bons líderes possuem a capacidade de se colocar no lugar do outro, portanto, quem está à frente de uma equipe deve saber olhar como um todo, com a visão dos diferentes profissionais que fazem parte dela.
Por isso, é importante identificar os colaboradores com maior senso de empatia ou ajudá-los a desenvolver esta habilidade da seguinte forma:
Estimule-os a ouvir as pessoas
Saber ouvir as pessoas com cuidado e atenção é a melhor forma de estimular a empatia, mas não adianta apenas ouvir, é preciso dar atenção, ter coração aberto para entender o que a pessoa deseja comunicar, para assim compreender a situação que ela está passando.
Estimule-os a tratar bem outras pessoas
No ambiente de trabalho, a empatia consegue formar laços de confiança e colaboração entre os profissionais. Portanto, estimule os colaboradores a tratar uns aos outros da mesma forma como gostariam de ser tratados. Assim é possível construir um relacionamento saudável entre a equipe, principalmente em situações em que estão mais sensíveis e inseguros.
Distribua as responsabilidades
Muitas vezes os gestores centralizam várias funções que poderiam distribuir entre os membros da equipe. Desenvolver critérios para delegar tarefas e compartilhar responsabilidades é uma característica fundamental em um bom líder, que pode trazer uma série de benefícios ao empreendimento como um todo.
Quando o líder delega adequadamente as tarefas, seu tempo fica menos corrido, consegue ter uma visão holística das operações e pode focar seus esforços em melhorias nos processos e ações da empresa.
Os demais colaboradores podem se sentir mais participativos, com autonomia para tomar decisões, além de estarem mais preparados para assumir uma posição de protagonismo.
Busque estimular a autogestão
A autogestão é um dos caminhos para se tornar um bom líder, daí a necessidade de ajudar os colaboradores a encontrarem o melhor método de trabalho. Você pode até definir metas e cobrar na hora que for preciso, contudo, é importante respeitar o modo de fazer de cada um.
Esteja à disposição para dar conselhos e orientações, porém, não exija que ele repita exatamente o que você faz.
Permitir que o colaborador faça seu autogerenciamento pode ajudá-lo a encontrar a forma de atuação adequada, mesmo que isso exija um pouco mais de paciência. Com o tempo, ele pode desenvolver seu próprio modus operandi dentro das funções que precisa desenvolver, podendo até ser mais produtivo.
Além disso, ele vai desenvolver sua autonomia e se preparar melhor para a posição de liderança.
Ofereça treinamentos
Não dá para esperar que o funcionário seja um bom líder sem que ele seja capacitado para tal. Por isso, é fundamental disponibilizar capacitações e treinamentos (internos ou externos) para que se possa entender o que precisa ser feito, como deve ser feito e quando.
Podem ser treinamentos específicos para o setor em que atua ou de caráter mais geral, de comportamento, no entanto, devem estar associados ao desenvolvimento das características de liderança.
Ofereça feedback
O feedback é importante para qualquer colaborador, no entanto, se a intenção for desenvolver líderes, este processo se torna mais importante. É a fase em que se pode analisar as ações dos colaboradores, identificar acertos, apontar erros e tirar o melhor dessas experiências.
O ponto-chave aqui é reconhecer os esforços e elogiar na mesma medida em que critica e expõe os erros. Quando o colaborador faz algo inesperado ou comete um deslize, aponte de forma respeitosa onde ele errou e quando superar as expectativas, não esqueça de parabenizá-lo e demonstrar o bom trabalho desempenhado.
Vale ressaltar que ao desenvolver as habilidades de liderança nos colaboradores, a produtividade também aumenta. Eles passam a ter maior autonomia e poder de decisão e isso é capaz de minimizar conflitos, melhorar o clima organizacional e contribuir diretamente para os bons resultados.
Quer desenvolver bons líderes em sua companhia e não sabe por onde começar? Entre em contato com a Fink Gestão Empresarial, assim podemos prestar toda a ajuda necessária e potencializar seu negócio.


Comentários