Benefícios de uma gestão e saúde financeira de longo prazo
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 17 de dez. de 2020
- 4 min de leitura
Saiba como cuidar da gestão e da saúde financeira do seu negócio e conheça todos os benefícios que isso pode trazer.

O sucesso de qualquer negócio está relacionado a uma gestão financeira pautada nas ações e projeções de longo prazo. Em geral, sua saúde financeira depende de um planejamento estratégico, tático e operacional estruturados, bem como do acompanhamento de métricas que permitem identificar gargalos e oportunidades.
Este é um contexto que exige a busca pela concretização dos objetivos propostos, a adoção de processos sólidos e a aplicação pontual de recursos. Daí a importância do acompanhamento sistêmico para alinhar as ações com as metas traçadas.
Quais os pilares de uma gestão focada na saúde financeira do negócio?
Inicialmente, vamos listar os pilares de uma gestão eficiente que toda empresa deve compreender:
Orçamento sob controle
Todo planejamento financeiro deve ter como foco o controle do orçamento, uma vez que conhecer e gerenciar seus recursos é essencial. O ideal é definir uma ferramenta de gestão financeira (aplicações ou planilhas) para ter uma visão clara das movimentações do negócio.
Além de acompanhar receitas, despesas e investimentos, os gestores podem fazer projeções para os próximos meses, definindo ações que os manterão dentro do orçamento programado.
Visão de longo prazo
Este pilar permite enxergar mais longe, antecipar-se a oportunidades/dificuldades e traçar metas para diferentes períodos. No planejamento financeiro, isso quer dizer que os gestores devem estabelecer objetivos claros para o futuro e se organizar para o presente.
Conhecimento do mercado
O conhecimento do mercado de atuação também é um pilar importante para um bom planejamento. Ao conhecer o mercado, os gestores sabem quais passos dar, quando dar e quais os possíveis resultados obtidos. Além disso, conseguem criar um diferencial que poderá os destacar em meio a concorrência.
Cronograma realista
Um planejamento não será relevante se não forem definidas as especificações em relação ao período de tempo. O intuito é definir quais ações serão realizadas, gastos e investimentos serão feitos e quando cada uma dessas coisas acontecerá. A falta de um cronograma pode fazer com que o processo consuma mais tempo ou recursos do que o esperado.
Controle
Este possivelmente é o pilar mais importante, tendo em vista a necessidade de verificar o desenvolvimento real em relação ao que foi planejado. É o momento de analisar se os recursos estão sendo bem empregados, se os processos estão sendo desempenhados conforme as necessidades do negócio, se o cronograma está sendo respeitado e se as projeções estão sendo avaliadas adequadamente.
Sem controle financeiro as etapas anteriores podem perder sua eficiência e relevância para todo o projeto. Isso porque não é possível perceber se há evolução ou não, quais processos devem ser melhorados ou descontinuados.
Quais os benefícios de uma gestão e saúde financeira de longo prazo?
Uma gestão com foco na saúde financeira de longo prazo exige a participação de todos os setores (estrutural, humano e financeiro). Quando há esse alinhamento e a construção de uma planejamento sólido, a empresa pode obter os seguintes benefícios:
Ganho de produção
Gestores que planejam visando o futuro tendem a enxergar formas de tornar os processos produtivos, definindo ações que serão realizadas em menos tempo e gerar mais lucro. Eles conseguem definir o que deve ser feito, quando deve ser feito e os responsáveis, de forma assertiva. Tudo isso influencia nos resultados e na saúde financeira do negócio.
Possibilidade de negociar com fornecedores
Um planejamento sólido permite se antecipar às demandas e isso é fundamental para formar o quadro de fornecedores e negociar com eles. Os gestores podem fazer um levantamento dos itens, condições de entrega e formas de pagamento e levar isso para sua estratégia de marketing. Assim, desenvolvem abordagens mais eficientes, capazes de sanar as necessidades do consumidor no momento certo.
Maior segurança financeira
Este é o principal benefício de uma boa gestão, que além de ter boas ideias deve ser capaz de entendê-las e definir uma forma de colocá-las em prática. O maior benefício de alinhar o planejamento com a prática é a conquista da segurança financeira. Afinal, sem ela, não é possível crescer ou até mesmo se manter no mercado.
Formação de um capital de giro
Não só o capital de giro é beneficiado com a gestão como também o patrimônio da empresa e seus ativos. Os gestores têm uma ampla visão dos recursos que possuem e veem um horizonte em que pode se manter caso haja algum imprevisto ou investir, buscando o aumento do capital.
Redução de custos
Não importa o quão estável seja o negócio e sua saúde financeira positiva, todo o empreendimento pode reduzir custos sem perder o padrão de qualidade. Uma gestão que controla seus processos, define de forma assertiva seu orçamento, conhece o mercado e tem um cronograma realista.
Isso é mais do que necessário para potencializar seus recursos. Basicamente, tudo é controlado e com isso é possível identificar gastos desnecessários.
Parece muita coisa, mas não é, por se tratar do cotidiano da empresa. Todos os envolvidos podem contribuir, uma vez que eles têm a capacidade de identificar pontos em que seja possível reduzir mão de obra ou uso de materiais e ferramentas. Cabe a gestão dar voz a essas pessoas, aplicar suas recomendações e traduzir isso em resultados.
Gostou do conteúdo? Aproveite e agende uma reunião com a Fink Gestão Empresarial. Prestamos consultoria em diferentes braços da gestão empresarial, apontando soluções para os mais diversos estágios e demandas de um negócio.


Comentários