Benefícios de um controle de estoque inteligente
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 3 de dez. de 2020
- 4 min de leitura
O controle de estoque inteligente é uma ferramenta que impacta positivamente todos os departamentos de um negócio. Conheça todos os benefícios.

Entre as práticas necessárias para o bom andamento de negócios que comercializam produtos físicos, o controle de estoque inteligente merece destaque. Atualmente é possível utilizar um sistema com mais ferramentas do que o controle da entrada e saída de itens do inventário da empresa.
Relatórios e mensuração de dados, por exemplo, permitem uma antecipação assertiva das demandas. Com esses recursos, o controle de estoque passou a ser um diferencial competitivo para as empresas.
O controle de estoque na gestão 3.0
O controle de estoque é a área ou prática de controle do fluxo de ativos materiais de uma organização. Seu intuito é entender quais os insumos e produtos estão disponíveis, além de apontar quais informações importantes sobre o estoque podem ser utilizadas para aperfeiçoar os processos internos. A partir daí é possível analisar e prever necessidades e futuras aquisições.
Com o controle de estoque inteligente, os gestores têm em suas mãos dados precisos, reunidos em uma só interface, sobre pontos importantes como:
o volume de compras de cada item;
frequência;
sazonalidades;
data de vencimento (se perecível);
quando pode ficar obsoleto (se eletrônico ou tecnológico);
ordens de serviço abertas.
Esses acima são apenas alguns exemplos, é possível definir quais indicativos são mais interessantes para cada empreendimento. A partir daí, fica mais fácil construir uma estratégia para cada item ou grupo de itens, conforme o perfil do consumidor, oportunidades de negócio e outros objetivos mercadológicos.
Hoje, empresas que pensam na modernização de processos, adotam ferramentas inovadoras, muitas delas baseadas na IoT (Internet das coisas), para facilitar o acesso e acompanhamento. Planilhas ou registro manual deram espaço a sistemas modernos, capazes de mapear todas as etapas do controle de estoque, otimizar processos e integrar departamentos.
Engana-se quem pensa que todas as facilidades são custosas ou difíceis de se utilizar no cotidiano. Os recursos estão cada vez mais acessíveis e os treinamentos mais simples, uma vez que pouco adianta contar com ferramentas modernas se não há profissionais capacitados. Em um prazo reduzido é possível implementar sistemas, capacitar colaboradores e delegar atividades.
Os benefícios do controle de estoque inteligente
Entre as vantagens competitivas do controle de estoque inteligente podemos destacar:
Facilita o planejamento financeiro
Excesso de materiais pode gerar custos extras, comprometer o capital de giro e os investimentos. O controle de estoque, quando bem conduzido, se mostra uma solução estratégica que facilita a saúde financeira do empreendimento, auxiliando no planejamento financeiro.
Com a visão completa do estoque, entendimento sobre seu ciclo, os gestores podem analisar custos, prever futuros gastos e a partir daí desenhar um planejamento financeiro sólido, pautado em dados consistentes e não apenas no “achismo” dos profissionais.
Otimiza processo de aquisições e compras
A aquisição de insumos e materiais é um dos pontos-chave da gestão do estoque inteligente, pois permite ter a disposição os recursos necessários nas datas previstas. Os gestores podem nivelar o estoque, dando prioridade para aqueles produtos com maior saída ou necessidade.
É possível ainda organizar as compras de materiais, insumos e itens para revenda, evitando atrasos ou excessos de itens, aquisição em grandes quantidades de itens para vendas em épocas de maior procura, o que impacta diretamente no caixa da empresa.
Facilita a negociação com fornecedores
A gestão inteligente preza não só pelo cadastramento de fornecedores, como também pela categorização conforme critérios vantajosos para o negócio. Nesse sentido, é possível fazer uma avaliação das condições de fornecimento de cada parceiro, de acordo com os materiais e soluções que ele oferece.
Com os dados, o departamento pode calcular o valor médio que representa a qualidade do fornecedor em relação aos bens que o estoque adquire dele; listar fornecedores, analisar indicadores e identificar as melhores condições e quais delas atendem aquela demanda em específico.
Facilita o controle dos ativos da empresa
A produtividade depende de uma série de fatores, entre elas o controle de inventário, que relaciona os ativos da empresa. Com o controle de gestão inteligente, todas as informações estão centralizadas: registro de ativos, sua utilidade, vida útil, onde fica armazenado, setor responsável, são alguns exemplos.
Basicamente, quando um profissional precisar, seja de uma ferramenta ou maquinário, ele pode recorrer a um sistema ou departamento responsável pelo controle de estoque, identificar onde está e as condições de uso do item. Essa organização facilita não só o uso, como também a conservação dos ativos, que devem ser encarados como um investimento, que precisa manutenção, atualização e reposição.
Proporciona maior ganho de produção
Em geral, o controle de estoque inteligente permite o melhor aproveitamento do espaço, e centraliza dados, aumentando a produtividade como um todo, o que influencia diretamente na saúde financeira do empreendimento.
A grande vantagem aqui está em moldar os critérios do controle de estoque conforme as demandas do negócio. Os gestores têm em mãos uma ferramenta rica em informações que os ajudam a reduzir custos de forma sistêmica, evitar perdas e não comprometer seu capital de giro. Desse modo, eles podem empregar de forma estratégica seus recursos, assegurando resultados positivos.
O controle de estoque inteligente é apenas uma das maneiras de melhorar os resultados do seu negócio, porém na Fink Gestão Empresarial fazemos uma análise detalhada a partir de uma metodologia rigorosa e apresentamos um planejamento baseado nas suas necessidades.
Entre em contato e saiba mais! (11) 99700-3970 ou (11) 98111-9590.


Comentários