Aumente as oportunidades de venda em novos nichos de mercado e ganhe mais clientes fiéis
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 27 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Adentrar novos nichos e fidelizar os clientes que já possui é premissa para o crescimento do seu empreendimento. Leia o post e veja como focar suas ações estratégicas.

Encontrar oportunidades de venda em novos nichos de mercado é um processo que exige estudo, pesquisa e planejamento. Além de ser uma forma de melhorar os resultados do negócio, buscar mercados até então inexplorados, permite aperfeiçoar a estratégia atual, fidelizar clientes, melhorar a produtividade, entre outros benefícios.
Continue lendo o post, entenda mais sobre o tema e veja como construir uma abordagem capaz de manter seu público próximo e incentivar a recompra.
Como adentrar novos nichos?
Não existe uma fórmula mágica, mas sim um caminho que permite fazer frente aos concorrentes e apresentar sua solução. Vamos aos pontos-chave:
Conheça os nichos de mercado
Você já tem ideia de qual nicho explorar? Se não, defina critérios para a escolha, como:
perfil do público-alvo;
potencial de vendas;
sazonalidades;
afinidade.
Paute sua pesquisa em dados, tendências de mercado, entre outros aspectos relevantes. Você pode utilizar o Google Trends para avaliar os nichos em alta e o volume de buscas mensais das principais palavras-chave relacionadas ao nicho.
A pergunta a ser respondida aqui é se há demanda suficiente para justificar o empreendimento.
O próximo passo é entender as especificidades do mercado, assim é possível entender com quem e como falar, quais as maiores dificuldades, quem são os concorrentes e em quais oportunidades poderá pautar suas ações.
Escolha os canais de comunicação que vai utilizar
Agora que definiu a área de atuação, é hora de definir os canais de vendas, abordagens e formas de comunicação da empresa. Comece respondendo às seguintes questões:
Quais meios seu nicho utiliza para consumir?
Quais plataformas ele utiliza para buscar informações?
Quais as maiores necessidades que ele possui?
O que eu tenho como solução para as necessidades do nicho?
Como sua solução se diferencia das demais do mercado?
O que o nicho espera dos produtos ou serviços disponibilizados pelo seu negócio?
Com essas respostas, você poderá definir as personas e quais canais mais assertivos para se comunicar com a audiência do negócio.
Teste seu produto ou serviço
Depois de definir o nicho e as estratégias de comunicação, é o momento de fazer testes. Os testes vão depender do negócio e de seu nicho de mercado, e vão desde a criação de protótipos, PVM (Produto Viável Mínimo), testes A/B, pesquisas de opinião, entre outros.
O intuito é aperfeiçoar o produto ou serviço para que ele consiga atender às demandas do nicho, de modo a ser competitivo frente à concorrência e gerar os resultados desejados.
Faça testes também para as abordagens de marketing, assim os gestores conseguem enxergar as melhores estratégias para atrair o público certo e no momento certo.
Conheça a concorrência
Muitas vezes, os gestores conseguem enxergar uma boa oportunidade, têm uma ideia inovadora, mas não têm tanta facilidade de entender os desafios que os concorrentes possuem. Independente do mercado, inevitavelmente, sua solução será comparada com a do concorrente, o que exige atenção ao comportamento deles.
Existem formas eficientes de obter informações dos seus concorrentes, como:
entender como se comunicam com os clientes em seus canais de comunicação;
consumir o que eles oferecem para avaliar a qualidade do produto/ serviço;
identificar o diferencial competitivo etc.
O objetivo aqui é olhar para o mercado para extrair informações e enriquecer o seu planejamento, que passa a ser pautado em dados e não apenas em crenças.
Como manter os clientes fidelizados?
Agora vamos às estratégias para manter os clientes que já possui (e os novos). Veja os pontos-chave:
Invista no relacionamento
Ofertas segmentadas para os clientes formam uma estratégia efetiva. Contudo, uma relação personalizada com o cliente é capaz de trazer resultados no curto, médio e longo prazo. Isso quer dizer que você precisa investir em ferramentas que permitam conhecê-lo mais a fundo, oferecer facilidades e não apenas descontos.
Mantenha o comprador perto
Manter a proximidade contribui para que ele não se esqueça da sua marca e quando for o momento de comprar, as chances dele procurar sua solução é maior.
Você já sabe os hábitos e preferências do seu público, porém, apenas contar com esses dados não garante que ele se torne fiel. É preciso conduzir ações com base nas análises desses indicadores.
O intuito aqui não é transformar seu público em um “caça-ofertas”, que só te procura pelo preço baixo, mas sim pelo valor que você entrega. Ele precisa saber disso, por meio de sua comunicação contínua, mas não invasiva.
Procure, por exemplo, felicitar os clientes em datas comemorativas, criar conteúdo interessante, oferecer descontos, aplicativos próprios, grupos, entre outras abordagens que os mantenha próximos.
Invista em inovação
A inovação está cada vez mais constante e passou a ser uma obrigatoriedade. Há várias frentes em que o negócio pode focar, como CRM de gestão de clientes, ERP para automatizar processos, aplicações, ferramentas interativas, chatbots etc.
O intuito está em oferecer novidades para o seu público, de modo a personalizar o atendimento e fazê-lo se sentir especial. Inovar nem sempre exige grandes investimentos, mas sim uma nova forma de apresentar um produto, de atender e se relacionar com o consumidor.
Quer saber mais sobre como seu negócio pode adentrar a novos nichos, fidelizar e melhorar seus resultados? Entre em contato com a Fink Consultoria Empresarial e veja como podemos ajudá-lo.


Comentários