A influência da identidade visual de seu negócio no aumento de suas vendas
- Fink Gestão Estratégica Empresarial

- 11 de fev. de 2021
- 4 min de leitura
A identidade visual é muito importante para o sucesso do negócio. A partir dela, os consumidores conseguem identificar seus valores, produtos que oferecem, entre outros pontos que favorecem as vendas. Entenda.

Mais do que contar com uma boa gestão e soluções capazes de atender as necessidades do seu público, a marca deve desenvolver sua própria identidade visual, com base em um design e signos únicos. São através desses signos que as pessoas poderão ter uma ideia do que se trata o negócio, mesmo sem ter contato com um produto ou serviço.
A identidade visual por si só é capaz de fazer muito pelo empreendimento. Um estudo conduzido pelo Sebrae mostrou que investir em elementos visuais pode gerar um crescimento entre 12% e 40% nas vendas.
É um percentual elevado para ser negligenciado, ainda mais quando se leva em consideração que a identidade visual mostra a essência da história de uma empresa e reflete os valores que ela quer transmitir.
Como a identidade visual pode aumentar as suas vendas?
A identidade visual reúne todos os elementos visuais relacionados à marca. Consiste no nome, tipografia, logotipo, cor, estilos, entre outros elementos intangíveis associados ao negócio como valores e visão do empreendimento.
Quando bem estruturada pode influenciar nos seguintes pontos:
Atrai o público certo
O primeiro benefício da identidade visual de uma marca é sua capacidade de atrair o público que se identifica com ela. Seja uma lanchonete, farmácia, e-commerce, os elementos presentes no logotipo, vitrine, interior do estabelecimento e nas mídias (offline e online) são usados pelos consumidores para identificar se o produto ou serviço é de seu interesse ou não.
Empresas que não investem no desenvolvimento de um conceito visual, em seu estabelecimento ou na publicidade, acabam atraindo o público errado, gerando gastos desnecessários e decepção por não ter convertido aquele prospect (cliente em potencial).
Sendo assim, o real público pode não conseguir entender o valor do empreendimento e não se interessar por sua proposta por não reconhecer os elementos que indiquem seus valores ou transmitam segurança.
Apresenta seu diferencial de mercado
O diferencial de mercado de uma empresa é o que a torna melhor do que as outras opções na visão do público. Daí a necessidade de criar elementos visuais capazes de transmitir o seu diferencial competitivo, que pode ou não ser aplicado diretamente no produto ou serviço, como preço baixo, atendimento rápido, entre outros.
O ponto-chave aqui é deixar claro o que o negócio tem de melhor, em uma mensagem evidente que pode ser transmitida por uma cor, tipografia, ou desenhos, por exemplo.
Consolida a marca
A partir da identidade visual, o negócio também consegue se posicionar frente ao mercado, uma vez que mostra ao consumidor como ele quer ser entendido. Um exemplo é a Coca-Cola, que por meio de sua identidade visual quer passar ao público que é uma marca tradicional, inovadora e presente no cotidiano das pessoas. Tudo isso, apenas com o logotipo.
Apesar de ser facilmente identificado, esse posicionamento não é algo simples. Foi necessário um trabalho em cima dos elementos, algo que sem uma identidade visual seria praticamente impossível. Isso porque os elementos visuais criam uma imagem da companhia na cabeça dos consumidores, seja por cores, fonte ou slogan. Sem essa mensagem clara, o consumidor não será capaz de formar um posicionamento sólido sobre a marca e seu juízo de valor agregado.
Fortalece a marca
Quando as companhias entregam produtos eficientes e seus clientes ficam satisfeitos, comumente recomendam para outras pessoas e até podem se tornar defensores da marca. Para isso, eles não usam apenas as características do produto, mas também os elementos visuais que tiveram contato para descrevê-la.
Uma identidade visual criada a partir das características e diferenciais do negócio facilita esse processo de identificação, dessa forma as pessoas são capazes de identificar as recomendações mais facilmente, assim que se deparam com ela.
Aumento das vendas
Uma empresa que é facilmente reconhecida, que conseguiu se posicionar por conta de sua identidade visual e que apresenta soluções eficientes para as necessidades de seus consumidores, tende a gerar mais vendas, seja por recompra ou por aquisição de novos clientes.
Todos os recursos visuais da empresa contribuem para que o consumidor possa entender os valores e benefícios ao adquirir um produto/ serviço daquela marca. Quando associadas a um bom atendimento, esses fatores geram uma experiência superior, muitas vezes, procuradas nas marcas.
Os elementos que compõem a identidade visual contribuem (positivamente ou não) para a experiência de seus consumidores. Daí a necessidade de despender tempo para desenvolver peças capazes de refletir os pontos positivos da marca. A partir daí os consumidores conseguem identificar quais elementos são atrativos para ele.
Nesse sentido, cada peça selecionada vai contribuir para que o público possa detectar com facilidade o que é a marca, em que segmento atua e o que pode oferecer. Quando isso acontece, o negócio tem uma maior chance de ser reconhecido, aumentar as vendas e as fidelizações.
Gostou do que leu? A Fink Gestão Empresarial está focada em oferecer soluções para ampliar os resultados do seu negócio. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.


Comentários