top of page

A importância de um comitê de Pesquisa e Desenvolvimento nas pequenas e médias empresas

  • Foto do escritor: Fink Gestão Estratégica Empresarial
    Fink Gestão Estratégica Empresarial
  • 25 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Uma cultura de inovação requer a implementação de um comitê de Pesquisa e Desenvolvimento. Leia o post, entenda mais sobre o assunto e veja qual a sua importância, independente do tamanho da empresa.


O Brasil está longe de ser uma das economias mais inovadoras do mundo. De acordo com a Bloomberg, a Coreia do Sul é a economia mais inovadora, seguida de Finlândia, Suíça e Israel. O ranking leva em consideração uma série de fatores, como investimentos em pesquisa, reconhecimento de patentes, percentual da população com nível superior, entre outros.


As empresas brasileiras, independente do tamanho, ainda têm dificuldade em inovar. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) feita com gestores brasileiros elencou os motivos para a falta de inovação no país. 54% dos entrevistados acreditam que o grau de inovação no Brasil é baixo, 8% entendem ser muito baixo e somente 3% acreditam ser alto.


Para eles, os motivos são os mais diferentes possíveis e vão desde a dificuldade em criar um ambiente inovador, a falta de incentivos por parte do governo, falta de mão de obra especializada e pouca interação entre as companhias e a universidade.


Apesar de todas as dificuldades, as empresas precisam desenvolver um comitê de Pesquisa e Desenvolvimento. Muitas vezes essa é a saída para atender às suas necessidades internas e externas, desenvolver produtos e serviços mais consistentes, entre outros benefícios.


Os benefícios de criar um comitê de Pesquisa e Desenvolvimento nas pequenas e médias empresas

Permite criar uma cultura de inovação

Uma cultura de inovação pode ser compreendida como uma forma nova de atuar e de construir os processos internos e externos relacionados a uma organização. Vai muito além de ter ideias novas, e envolve a capacidade de desenvolver atitudes que representam uma renovação em setores-chave da empresa.


Para funcionar de forma efetiva, essa cultura de inovação deve fazer parte do cotidiano da empresa, que precisa definir qual será a base e os objetivos. Automatizar ou estreitar processos, desenvolver produtos, aumentar a eficiência, são alguns desses objetivos.

Quanto mais alinhados eles estiverem com as necessidades do negócio, melhores são os resultados do comitê de pesquisa e desenvolvimento.


Permite reter talentos

Profissionais que já têm no currículo pesquisa de campo dão preferência por empresas que valorizam este campo e criam ambientes inovadores. Organizações que investem em pesquisa e desenvolvimento reforçam seu reconhecimento e valorizam seu potencial analítico.


A empresa ainda tem a possibilidade de fomentar parcerias com universidades para estimular a pesquisa, a fim de desenvolver soluções para o mercado. Essa também é uma alternativa para despertar o interesse dos profissionais e reter talentos.


Permite desenvolver novos produtos e serviços

Não só novos produtos e serviços, como também soluções inovadoras ou melhorar o portfólio, apresentando uma nova roupagem. O negócio tem várias frentes que pode atuar, como menores custos e como consequência menor preço de venda, maior eficácia, soluções ecologicamente corretas, etc.


Práticas antigas dão lugar a novas, capazes de tornar os produtos e serviços mais eficientes, a fim de satisfazer o mercado e atender suas demandas. Mais do que isso, o negócio tem a possibilidade de criar uma nova demanda para suas soluções, educar o mercado e criar tendências.


Reconhecimento de mercado

Quando o negócio investe em pesquisa se mostra mais competitivo frente ao mercado. Tanto clientes quanto concorrência reconhecem que aquele empreendimento oferece soluções inovadoras.


Esse pode até ser o diferencial da marca, que tem a oportunidade de conciliar seus esforços em pesquisa e desenvolvimento com os de marketing. Dessa forma, apresenta ao público ações que tornam seus produtos e serviços mais inovadores, e como consequência, mais eficientes.


Ganho de incentivos fiscais

Empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento podem reduzir seus custos de investimento por meio da desoneração tributária. A Lei do Bem (Lei nº 11.196/05) estabelece incentivos fiscais para as entidades particulares que investem em pesquisas tecnológicas e desenvolvimento de inovações tecnológicas.


As empresas podem requerer os incentivos quando desenvolvem pesquisas em três classificações:


● Pesquisa básica ou fundamental

● Pesquisa aplicada

● Desenvolvimento experimental


Trata-se de um incentivo cuja finalidade é compreender maior competitividade aos produtos industriais nacionais. Apesar de conceder redução na carga tributária, a adesão das empresas ainda é baixa.


Proporciona maior lucratividade

Um negócio engessado a processos suscetíveis a erros, que dá pouca oportunidade para os colaboradores, nem sempre será sustentável. Nesse sentido, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento têm como papel estreitar processos, de modo a maximizar a capacidade produtiva.


Uma infraestrutura mínima, que permite o desenvolvimento linear é capaz de trazer benefícios sensíveis, gerar riqueza e evitar desperdícios, contudo precisam de um norte, de ações pautadas nas suas necessidades de mercado. O intuito aqui passa a ser resolver uma demanda de forma mais rápida, barata e eficiente.


Os gestores têm um campo amplo de pesquisa, podem adquirir ferramentas inovadoras, automatizar tarefas, entre outras práticas que aumentam a eficiência, reduzem desperdícios, evitam erros e retrabalhos. Tudo isso contribui para um aumento da produtividade, a empresa passa a produzir mais com menos, e isso é fundamental para manter a lucratividade do empreendimento.


Quer saber como implementar uma cultura de inovação na sua empresa? A Fink Empresarial oferece consultoria especializada e está preparada para atender seu negócio independente da área de atuação e porte. Agende uma visita.

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-1.png

Fale Conosco

Aguardamos o seu contato!

11 99700-3970 | 11 98111-9590 

Travessa Dona Paula, 13 - Higienópolis SP CEP 01239-050

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

LOGO_FINK_vertical_transparente.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© site criado por cbmarketing boutique

bottom of page